Inovação em Aparelhos de Raios X Odontológicos

Notícias

03/08/2016 voltar

Odontologia 3D: o futuro já chegou

Imagem retirada de http://www.dentflex.com.br/pt-br/novidades/noticias/odontologia-3d-o-futuro-ja-chegou/
Imagem retirada de http://www.dentflex.com.br/pt-br/novidades/noticias/odontologia-3d-o-futuro-ja-chegou/
A tecnologia 3D está presente, hoje, em quase todas as áreas de nossa vida. Os softwares e as impressoras 3D produzem tudo que podem imaginar, desde as mais finas jóias até mesmo casas com 200m² já podem ser produzidas por sistemas denominados CAD CAM.

O CAD significa “computer added design”, desenho assistido pelo computador e CAM “computer added manufactor” ou fabricação assistida por computador. Quem primeiro se beneficiou desses sistemas em três dimensões foi a Arquitetura.

A perfeição e precisão dos produtos desenvolvidos em 3D é tão grande que passou a dominar também a área odontológica. “São, principalmente, equipamentos alemães desenvolvidos para auxiliar nós, dentistas, na confecção de restaurações indiretas, como: blocos, coroas, pontes fixas, reabilitações sobre implantes, dentre outros”, diz o dentista Cláudio Albuquerque que comandou stand, no OPOVO Noivas 2016, recentemente, no La Maison.

Antigamente, os dentistas trabalhavam juntamente com os protéticos com a difícil tarefa de elaborar dentes que iriam substituir desde uma simples unidade dentária, até a reconstrução total do sorriso. “Os protético, principalmente, eram verdadeiros artesãos que estudam e se dedicavam durante anos com a intenção de esculpir verdadeiras obras de arte, que se tornarão imperceptíveis na boca dos pacientes”, conta dentista Cláudio Albuquerque, que proferiu palestra sobre como renovar o sorriso no OPOVO Noivas 2016.

Com o aparecimento de sistemas como o CEREC (um tipo de impressora 3D), dentes de porcelana, das mais variadas cores e policromias, passaram a ser confeccionados através de softwares e tornos 3D, em apenas 10 minutos.

“Um processo que necessitava de diversas etapas e tempo para sua elaboração, hoje, pode ser executado de forma rápida, eliminando sessões, que poderiam acarretar desde pequenas distorções até desadaptações catastróficas para o resultado final”, conta dentista Cláudio Albuquerque, da Cláudio Albuquerque Clínica Odontológica.

Fonte: O Povo on line